As músicas do São João Nordestino em CD

Festa Junina é uma verdadeira reunião de tradições. Fogueira queimando, mesa farta com quitutes típicos, bandeirinhas que colorem o céu, os fogos e suas luzes, mas sem música, a festividade fica incompleta. Por conta disso, a empresária Ione Costa, grande entusiasta dessa celebração cultural, lança no dia 2 de junho, o álbum beneficente “CD São João Nordestino”, com clássicos do cancioneiro junino em um movimento de resgate e preservação da música autoral nordestina.

O CD poderá ser adquirido com doações mínimas de R$ 25, na Vila de São João do Shopping Recife, localizada no Terraço de Eventos do mall, ou na loja Vila 7 Diversão inteligente.

A renda total arrecadada será destinada à Creche Comunitária Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada na comunidade de Entra Apulso.

Idealizado pela própria Ione Costa e com a Coordenação Geral de Terezinha do Acordeon, o álbum foi gravado entre março e abril deste ano, em estúdios no Rio de Janeiro e Recife, reunindo 22 nomes festejados na cena musical do Nordeste, que reinterpretam 20 clássicos musicais das festas juninas, com a combinação infalível do trio sanfona, zambumba e triângulo.

Entre os artistas convidados, o grupo Fulô de Mandacaru (Olha pro Céu / Na Emenda / São João de Outrora); o cearense Fagner (São João de Carneirinho), Alceu Valença e Ceceu Valença (Xote das Meninas) Flávio José (Noites brasileiras), Almir Rouche (Meu Pitiguari / É Madrugada), Trio Nordestino (Vem Morena) e Daniel Gonzaga (Açúcena Cheirosa).

Complementam o time Genival Lacerda e João Lacerda (Esse coco é meu / Côco de 56), Alcymar Monteiro (Pedro, Antônio e João), Jorge de Altinho (Boneca de Feira), Cezzinha (São João Bonito / Fogueira no Quintal), Irah Caldeira (Festa do Interior), Santanna, (Asa Branca), Edilza Aires (O fole roncou), Terezinha do Acordeon (Sanfoneiro de Pé de Serra), Gennaro (Sanfona Sentida), Joquinha Gonzaga (A Dança da Moda), Flávio Leandro (Na Casa do Rei), Almério (Carcará) e Guadalupe (Naquele São João).

“Sou carioca, mas já estou radicada no Recife. Sou filha de mãe nordestina e sempre fui apaixonada por festas de São João. É uma felicidade que o Nordeste alimenta todos os anos em minhas recordações. A música alegre, as danças de quadrilha, são memórias afetivas e me movem para a construção desse projeto, que preza pela autenticidade, em um momento em que o forró assume outros significados para além da tradição”, defende Ione Costa, idealizadora do projeto.

A empresária destaca o caráter filantrópico do CD, 100% beneficente para a Creche Comunitária Nossa Senhora da Boa Viagem, que atende um total de 110 crianças e sobrevive exclusivamente de doações. “Ouvir e dançar forró já é maravilhoso, mas com uma causa nobre por trás, o ritmo só se fortalece”, finaliza Ione, Presidente do Instituto Shopping Recife.

Lead Assessoria