CowParade define projetos que ganharão as ruas do Recife

Na última quarta-feira (13), foram selecionados os artistas que participarão da CowParade Recife, a primeira edição do evento no Nordeste, que vai invadir as ruas da capital pernambucana a partir do dia 26 de outubro. O comitê formado por representantes da Extrafarma (patrocinadora oficial), curadores e galeristas analisou os 447 projetos inscritos.

Participaram da seleção dos trabalhos Rodrigo Pizzinato, diretor comercial e marketing da Extrafarma; Carlos Lacerda, gerente de marketing da Extrafarma; Bruno Albertim, jornalista e crítico de arte; Catherine Duvignau, organizadora da CowParade Brasil; Beth da Matta, diretora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (PE) e Célia Labanca, diretora do Museu de Arte Contemporânea de Olinda (PE).

A organização do evento ainda vai divulgar nos próximos dias uma lista com os artistas que vão participar como convidados especiais.

Segue abaixo a relação dos artistas oficialmente selecionados pelo comitê:

Alessandra Camila de Queiroz Cavalcanti Saraiva

Analúcia Vasconcelos de Melo

Antônio José de Lima Filho (Tonfil)

Antônio Paes

Ayodê França

Bruno Santiago de Menezes Lyra

Carlos André Pereira da Silva

Carlos Eduardo Galon da Silva (Caju Galon)

Charles Douglas Martins

Daniel Dobbin

David Nascimento (Munster)

Demetrio Albuquerque Silva Filho

Francisco Tadeu Fernandes Jordão

Giovanna Vieira da Cunha Simões

Glauber Monteiro (Arbos)

James Williams Moreira de Melo (Toliga)

Jefferson Batista de Andrade

Jeims Duarte dos Santos

Jeisom Ricardo Nascimento

Jones Nideck

Jorge Antonio Farias (Di Farias)

José Maria Barbosa de Melo (Zed Melo)

Kellen Linck

Laerte Batista Silvino

Louane Letíce Martins de Souza

Lucas de França Leandro

Lucas Faustino

Luciene Torres de Carvalho Nunes

Luiz Rangel

Maria de Queiroga Cavalcanti

Maria Luiza de Carvalho Nunes (Mariquinha)

Marinaldo Miranda da S. Junior

Náiade Lins

Pedro Henrique Bezerra Fontes Salvador

Rafael Barbosa

Rafael Saraiva

Rayanne Ferreira Alves Barbosa de Loima

Ricardo Leite de Melo (Rilei)

Sandra Valéria Carpina

Silvana Karla Nascimento

Thiago Emmanuel (Thiago Teas)

William Gomes

 

Caráter beneficente

Além de presentear o Recife com a irreverência e exuberância das obras, a exposição tem em sua essência a responsabilidade social. Ao final de cada edição, as peças são leiloadas e o montante recolhido é revertido para instituições beneficentes pertencentes à localidade. No Brasil, o projeto já arrecadou e doou mais de R$ 5 milhões para ações de cunho social. Ao redor do mundo, mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas já tenham contemplado as queridas vaquinhas. No total, mais de US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das peças.  

 

História de sucesso

A CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço, Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a intenção de provocar o riso. Em 2000, os direitos das esculturas de Knapp foram comprados pelo americano Jerry Elbaum que fundou a CowParade Holding Inc. Desde então, foram criadas mais de 5 mil esculturas de vacas em todos os continentes. No Brasil, o evento é idealizado pela Toptrends, empresa brasileira criada, em 2004, com a missão de democratizar a arte e a cultura através de projetos especiais. Para Catherine Duvignau, organizadora do evento, realizar a 11ª edição da CowParade no Brasil reafirma a qualidade artística do país e o potencial da arte de rua. “A CowParade é uma oportunidade para que grafiteiros, designers, artistas plásticos e toda a comunidade criativa de uma cidade possa apresentar o seu trabalho para o mundo”, destaca.

 

Sobre a Toptrends

A Toptrends é uma empresa referência em realizar projetos de arte de rua por meio de diversas exposições e intervenções urbanas. Detentora do licenciamento da CowParade Holding e dos direitos de realizar a versão brasileira do maior evento de arte de rua do mundo, a Toptrends tem conquistado o mercado brasileiro com sua expertise no desenvolvimento de projetos de marketing cultural. Desde 2004, já realizou 10 edições da CowParade em todo o Brasil. Também produziu diversas exposições pelo país como a Rinomania, uma exposição de rinocerontes decorados em comemoração aos 60 anos da Duratex; a Call Parade, que transformou 100 telefones públicos da capital paulista num suporte original para obras de arte a pedido da Telefônica/Vivo; a Big Heart Parade, que reuniu 78 corações customizados por arquitetos renomados da CASACOR 2013; e a Mônica Parade, que homenageou, em 2014, os 50 anos da personagem, levando 50 esculturas às ruas de São Paulo, fruto de uma parceria entre a editora Panini e a Maurício de Sousa Produções. 

 

Sobre a Extrafarma

Fundada há 57 anos, a Extrafarma atua com pioneirismo nos mercados de atacado e de varejo farmacêutico do Brasil. Com mais de 340 lojas e mais de 5.500 colaboradores diretos, a rede conta com aproximadamente 6 milhões de clientes cadastrados no seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma. Em 2014, a empresa passou a fazer parte do Ultra, um dos maiores grupos empresariais brasileiros, se unindo aos demais negócios da companhia: Ipiranga, Ultragaz, Oxiteno e Ultracargo.

Lead Assessoria