Mais de cem voluntários são esperados para o segundo mutirão em Garanhuns

Os moradores da Cohab I, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco darão mais um passo rumo ao sonho da quadra esportiva comunitária, no próximo sábado (19), quando acontecerá o segundo mutirão de construção do projeto Arena Cohab I. Depois de prepararem a superfície do espaço, no primeiro dia de trabalho coletivo, agora é a hora da concretagem, quando os voluntários da comunidade irão colocar o piso da quadra. 

O projeto Arena Cohab I é uma realização da ONG love.fútbol, com patrocínio da Ferreira Costa, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, e parceria do Lar da Criança Santa Maria. Para este mutirão, em especial, a Ferreira Costa viabilizou uma oficina gratuita sobre produção e colocação do piso de concreto para todos os voluntários que desejarem participar. A oficina conta com apoio da empresa de pisos e revestimentos Quartzolit. A inauguração da quadra está prevista para junho e até lá, um terceiro mutirão está planejado.

O primeiro, realizado no dia 28 de maio, começou cedo, às 7h30, com um café-da-manhã coletivo e a divisão dos voluntários dos 120 voluntários presentes em cinco grupos de acordo com as atividades: montagem dos carros de mão utilizados na obra, preparo da superfície de pré-piso da quadra, abertura da vala da mureta de proteção que circunda o espaço, plantio de árvores e recreação para as crianças. O dia ainda contou com apresentações culturais como o folguedo popular Reisado, ciranda e hip hop. Para o mestre de obras Severino Alves, a iniciativa está contribuindo para fortalecer a característica de união da comunidade.
 
"A Cohab I sempre teve esse espírito solidário, de construir as coisas em conjunto, por meio de mutirões. Assim surgiu o Lar da Criança Santa Maria, este campo, ruas e outros espaços comunitários. É com muita alegria que eu vejo isso acontecendo novamente aqui. As pessoas se encontrando e trabalhando por um bem comum”, comentou.
 
O projeto, que teve início em março com as primeiras reuniões com os moradores da Cohab I,  tem como objetivos garantir o acesso ao esporte para crianças e jovens, promover a convivência e o desenvolvimento de pessoas e suas comunidades. A love.fútbol atua como um facilitador, mapeando grupos e instituições locais, identificando os talentos e lideranças dentro da própria comunidade e co-criando uma comissão local, que será responsável pela manutenção e sustentabilidade do espaço após a conclusão da obra. Este é o quinto projeto da organização em Pernambuco e o primeiro em um município fora da Região Metropolitana do Recife.
 
“Ver o envolvimento e empolgação da comunidade com a construção da quadra é muito    satisfatório para nós que fazemos a Ferreira Costa. Muitos adultos que estão ajudando no projeto já tinham esse espaço do campo presente na infância e, agora, ajudar a transformar o local e deixar o legado para as crianças é muito importante para eles. Poder estar presente e proporcionando essa mudança é sinônimo de orgulho para a empresa”, complementa Flávia Chiba, gerente de Marketing Corporativo da Ferreira Costa. 
 
A comunidade Cohab 1 foi inaugurada em fevereiro de 1968 pela então Companhia de Habitação de Pernambuco. O espaço onde o projeto será desenvolvido surgiu com a chegada dos moradores, que passaram a utilizar o terreno para a prática do futebol amador. Atualmente, 915 famílias vivem na localidade e a estimativa é que cerca de 1.200 crianças e jovens da Cohab 1 e de outras comunidades do entorno utilizarão o espaço anualmente. A prefeitura municipal de Garanhuns colaborou com a liberação do terreno para o desenvolvimento do espaço e deve assegurar os recursos para iluminação do espaço esportivo.
 
SOBRE A LOVE.FÚTBOL
 
A love.fútbol desenvolve, em parceria com as comunidades, campos e quadras de futebol que agem como centros comunitários e catalisadores para mudanças sociais sustentáveis. A comunidade é capacitada para ter um papel de liderança no planejamento, construção e gestão dos espaços. Mais do que campos de futebol, os projetos simbolizam conquistas comunitárias e promovem a apropriação e valorização do espaço público. Desde 2006, a organização já alcançou 29 comunidades rurais e urbanas, na Guatemala, no Brasil, na Argentina, no México, na Índia, no Egito e na Colômbia.
 
Conheça a love.fútbol:
http://www.lovefutbolbrasil.org/
https://www.facebook.com/LoveFutbolBrasil
http://www.instagram.com/lovefutbolbr
 
SOBRE A FERREIRA COSTA
 
Considerado o maior Home Center do Norte e Nordeste e com mais de 133 anos de fundação, a Ferreira Costa ocupa, hoje, o 5º lugar no ranking nacional de varejistas, de acordo com a revista Anamaco. A empresa conta hoje com 3.100 colaboradores diretos e mais 400 promotores para apoio de vendas. A Ferreira Costa possui três lojas em Pernambuco, uma na Bahia e uma em Sergipe e disponibiliza em cada uma das lojas mais de 75 mil itens para casa e construção, como utilidades domésticas, móveis, eletrodomésticos e setor automotivo. Além do amplo mix de produtos, a rede oferece diversos serviços ao consumidor como clube do profissional, Lista de Casamento Online, Vendas Corporativas e Centro Automotivo. Como recompensa pela preocupação com a excelência no atendimento e serviços prestados aos seus clientes, a Ferreira Costa é vencedora de diversos prêmios do setor, a exemplo do Prêmio Especial de Atendimento ao Consumidor (Ranking Anamaco), 1º lugar na categoria Home Center do Marcas Preferidas de Pernambuco, concedido pelo Jornal Diário de Pernambuco, e 1º lugar na categoria Construção, concedido pelo Top Of Mind Salvador de marcas mais lembradas em 2018.
 
Conheça a Ferreira Costa:
https://www.facebook.com/FerreiraCosta/
http://www.instagram.com/ferreiracosta/

Lead Assessoria