Campanha contra o sarampo: conjuntivite está entre os sintomas

sarampo.jpg

Devido ao surto que estamos vivendo de casos de sarampo no país, segue até o dia 31 de agosto uma campanha nacional de vacinação. No dia 18 de agosto, haverá um dia D de mobilização, quando os mais de 36 mil postos de saúde no país estarão abertos ofertando as vacinas. A meta é imunizar ao menos 95% das crianças de 1 a 5 anos. Seis estados já registraram casos da doença. Além do sarampo, também será aplicada a vacina contra a poliomielite. Para os adultos não haverá campanha de vacinação.

O sarampo é uma doença infecciosa, causada por um vírus. É grave e extremamente contagiosa. Em 2016, a Organização Mundial de Saúde declarou a região das Américas livre da doença. Porém, este ano o vírus voltou a circular em 11 países. Ente os sintomas estão a conjuntivite, manchas avermelhadas na pele, manchas brancas na parte de dentro das bochechas, febre alta, tosse e coriza.

Em caso de surgimento dos sintomas, procure uma unidade de saúde. Quanto a forma de prevenção, a única maneira é tomando a vacina.

video Block
Double-click here to add a video by URL or embed code. Learn more
Lead Assessoria